14 de ago de 2012

Qual a melhor opção para festa infantil?

Para mamães que ficam em dúvida sobre qual tipo de festa fazer para seu filho(a), vamos colocar os prós e os contras de cada opção. Confira!

Festa em buffet

Uma festa realizada em buffet tem a comodidade de você assinar o contrato, pagar e só voltar no dia da festa, como se você fosse mais uma convidada. Nos buffets normalmente já estão inclusos: o espaço, os monitores, comida, bebida sem álcool, uma grande variedade de brinquedos e decoração da mesa temática. Você paga um preço salgado por este conjunto, pois buffet bom não é barato. Mas sua única preocupação será com as fotos e lembranças. Porém, o que leva muitas pessoas a fugirem dos buffets, é a impessoalidade, pois as festas são todas iguais. O barulho também é algo que incomoda. Como hoje em dia estão em alta as festas personalizadas, muitas mamães acabam optando por fazer a festa do seu gosto, em um espaço em que ela possa tomar conta e organizar tudo de sua maneira.
Mas se você optar por fazer a sua festa em um Buffet, observe se o mesmo possui alguns itens necessários: ar condicionado, gerador próprio, segurança, a qualidade da comida, a conservação e limpeza do ambiente, banheiros e brinquedos, se o espaço é confortável e capacitado para acomodar todos os seus convidados. Evite locais com escadas, janelas baixas e brinquedos perigosos. Segurança de seu filho e dos convidados é um dos pontos principais. Não deixe de fazer uma degustação, e de preferência, tente coletar informações com amigos sobre a qualidade do atendimento. Muitos buffets são bons, mas pecam pela péssima qualidade de atendimento dos monitores com as crianças.

Escolinha
Se a festinha for feita na escola da criança, que costuma ser mais econômica, pode ser feito no dia em que a criança nasceu. Uma das desvantagens é que normalmente os parentes e amigos fora da escola não participam.

Festa em casa

Se você pretende fazer uma festinha mais restrita para poucos convidados, com baixo custo, esta é a opção ideal.Você pode contratar um buffet a domicílio, alugar um brinquedo para distrair as crianças e fazer você mesma a decoração - o que sai muito mais em conta. Porém é necessário atentar se a casa possui estrutura para comportar os  convidados, bem como lembrar que, depois da festa, fica a sujeira. Portanto, pense bem antes de escolher esta opção, pois pode ficar mais caro do que alugar um pequeno salão.

Festa em salões de festas

Como hoje em dia a maioria dos condomínios possui salões de festas, muitas pessoas aproveitam esta comodidade para fazer a festa no próprio condomínio.
Para quem optar por uma festa em salão, saiba de antemão que você terá mais trabalho. Pois ficará por sua conta organizar comes e bebes, doces, o entretenimento, a decoração... e mesmo que você contrate todos os serviços de profissionais, no dia da festa você terá que atender os fornecedores e observar se tudo está saindo como o planejado, sem contar que ainda ficará por sua conta os convites, lembrancinhas, fotos...
Porém, apesar do trabalho, este tipo de festa é muito comum, pois muitas mamães fazem questão de organizar cada detalhe da festa. Além disso, em um salão você pode apostar em fazer uma festa exclusiva para o seu filho, com os itens separados de cada fornecedor de sua preferência... pode escolher um buffet com comidas diferentes, docinhos personalizados, pode contratar ou montar uma decoração personalizada com um tema diferente... enfim, são várias opções.

Outras vantagens da festa em casa ou no salão: os horários são mais flexíveis do que os horários dos buffets que normalmente são fixos as 12 e 18 horas. O custo também, comparado ao de um buffet, é significativamente mais baixo. Nos buffets, o custo por pessoa excedente costuma ser bem alto, já uma festa em salão, o valor por pessoa vai aumentar apenas na alimentação excedente e acomodação, o que geralmente não eleva muito os gastos.

Independente do tipo de festa escolhida, o importante é escolher a opção que cabe no seu bolso e que satisfaça suas expectativas. Se você gostar de preparativos e tiver tempo para se dedicar será uma delícia participar de toda essa experiência. Caso não, tente ao menos escolher um buffet seguro e que tenha recomendações.

O passo o passo de como planejar uma festa ficará para o próximo post. Aguardem...

Um comentário:

  1. Olá amigos,
    Achei sensacional o Blog de vocês. Parabéns pelo belo trabalho, pelas dicas em festas, pela simpatia e educação nas palavras belas e no capricho que faz jus ao nome do Blog. As informações contidas aqui, são fundamentais para quem planeja realizar uma festinha ou uma festona!
    Também trabalho com festas infantis. Sou escultor e decorador de festas infantis, caso queiram, visitem-nos no Blog: www.williamtcosta.blogspot.com e também no Facebook: www.facebook.com/wtartfestaedesigninfantis
    Novamente parabenizo-vos pelo excelente trabalho.
    William T. Costa

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!